Os profetas Oséias e Jeremias: ambos eram servos do Senhor e foram levantados como profetas para advertir Israel e Judá dos perigos de continuarem acalentando pecados. Oseias foi enviado a Israel e Jeremias enviado a Judá .
O interessante é que os ministérios dos dois eram muito semelhantes. Tinham a mesma finalidade de despertamento, advertência, chamada ao arrependimento e ameaça. Mesmo assim as orientação de Deus para o particular das suas vidas foi completamente diferente um do outro.
Para Oseias Deus mandou: "case e tenha filhos e dê a seus filhos os nomes proféticos que te informarei". Isso despertaria a curiosidade das pessoas, chamaria a atenção do povo e serviria como motivo para mostrar as advertências de Deus. Já para Jeremias o Senhor falou exatamente o contrário: "não se case nesse lugar, não se case com ninguém desse povo. Não constitua família aqui porque vai vir grande sofrimento e as crianças que nascerem vão morrer ou por fome ou por guerra ou serão levadas em cativeiro".
Às vezes temos a impressão de que ministérios semelhantes levam a vidas semelhantes, sinais semelhantes, estilos semelhantes. Isso não é verdade. Jeremias e Oseias eram igualmente profetas e ainda assim receberam ordens para terem vidas completamente diferentes um do outro.
Não adianta acharmos que se formos chamados para fazer a obra do Senhor nossa vida será igual a daquele irmão ou daquele personagem da Bíblia. Não será.
Não se espelhe nem imite os passos de ninguém. Tudo com Deus é muito particular. "Sede meus imitadores assim como eu sou imitador de Cristo" tem a ver com santidade, obediência e caráter, não com decisões de vida.
Os sapatos que cabem em um, não servem para o outro. Os sapatos de Oséias não serviam para Jeremias. Os sapatos de Paulo, de Abraão, de Maria, de Pedro, do seu pastor, não servem para você. O seu caminho com Deus é só seu. Decubra-o.