Pesquisar neste blog

.

.

domingo, 1 de outubro de 2017

Os olhos de Hamã



"...   Hamã, porém, se refreou, e foi para sua casa; e enviou, e mandou vir os seus amigos, e Zeres, sua mulher. E contou-lhes Hamã a glória das suas riquezas, a multidão de seus filhos, e tudo em que o rei o tinha engrandecido, e como o tinha exaltado sobre os príncipes e servos do rei.
Disse mais Hamã: Tampouco a rainha Ester a ninguém fez vir com o rei ao banquete que tinha preparado, senão a mim; e também para amanhã estou convidado por ela juntamente com o rei.
Porém tudo isto não me satisfaz, enquanto eu vir o judeu Mardoqueu assentado à porta do rei."

Ester 5:10-13

Uma das atitudes mais nocivas em nossas vidas é a INGRATIDÃO. O exemplo citado é de uma pessoa que foi ingrata com a vida. Alguém que recebera todas as glórias possíveis, conforto, riqueza, família, amigos.  Hamã tinha tudo mas quando o coração é ingrato o TUDO é insuficiente. 

Hamã vivia amargurado porque lhe faltava receber a honra de uma única pessoa. Todos os milhares de reverências recebidas não eram suficientes, não lhe faziam feliz:  "Porém tudo isto não me satisfaz, enquanto eu vir o judeu Mardoqueu assentado à porta do rei."   Esse é um estado doentido da alma que leva a uma sequência de fracassos aparentemente inexplicáveis.

Quantas vezes nós nos encontramos em situação semelhante a de Hamã?  Deus nos dá de tudo, nos dá bênçãos que outras pessoas talvez até invejam, às vezes!  Temos comida, paz, moradia, saúde, amigos, família, boas roupas, conforto... Mas nada disso é suficiente enquanto...

Enquanto o quê?  O que foi que você elegeu para infernizar sua própria vida?   O que foi que você elegeu para, em não tendo, valer mais do que o mundo inteiro?  Qual a falta que lhe atormenta e que apagou por completo o seu espírito de gratidão?  

Essa ingratidão cega foi a ruína de Hamã.

"... E contou Hamã a Zeres, sua mulher, e a todos os seus amigos, tudo quanto lhe tinha sucedido. Então os seus sábios e Zeres, sua mulher, lhe disseram: Se Mardoqueu, diante de quem já começaste a cair, é da descendência dos judeus, não prevalecerás contra ele, antes certamente cairás diante dele."    Ester 6:13

Podemos usar a figura de Mardoqueu como sendo aquilo que falta ou aquilo que nos incomoda.  Aquilo que temos que encarar todos os dias e que nos faz esquecer de tudo o mais. Mardoqueu é aquela luta que não precisávamos ter. É o fardo que não precisávamos carregar.  Por que não orar para que Deus o afaste de nós? Não, não ore. Deus não vai afastar Mardoqueu do seu caminho. Você é que tem que aprender a ser gente. Essa oração não será atendida porque o mal está dentro de você, não fora. Não no outro.

Se a ingratidão continuar a ser acalentada em nosso coração estaremos perdendo a luta contra Mardoqueu porque estaremos tão cegos que não entenderemos que a luta não é propriamente contra ele, mas contra nós mesmos. 


"Se Mardoqueu, diante de quem já começaste a cair..."

Se colocarmos toda a nossa paz, toda a nossa gratidão no lixo por causa de um único Mardoqueu, cairemos. Se sua vida é assim você já começou a cair.  É tempo de despertar!


"Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei:
Pai, pequei contra o céu e perante ti..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário