Pesquisar neste blog

.

.

domingo, 6 de dezembro de 2020

Minhas algemas

"Eu, Paulo, escrevo esta saudação de próprio punho. Lembrem-se das minhas algemas. A graça seja com vocês."  Colossenses 4:18 



Acho tão comovente esse pedido de Paulo!!!  "Lembrem-se das minhas algemas.  Lembrem-se de que sou humano, que eu também sofro, que também preciso ser consolado!"

Cansa muito ser olhado o tempo todo como super-homem. Cansa ser lembrado como aquele que, por ter feito tantos milagres, pode se virar sozinho.

Quantas pessoas abençoaram sua vida? Quantos pastores e missionários realmente inspiraram você? Há aqueles que sempre estão prontos a animar,  acolher,  dar a mão.  Parece até que eles nunca desanimam!  Parece que nunca têm medo! Pois esses seus irmãos podem estar procurando ser fortes APESAR DAS ALGEMAS.

Há servos de Deus presos nas algemas da doença,  da limitação física.  Há aqueles presos nas algemas de uma saudade que não passa. Há as algemas das dívidas,  das paixões não correspondidas, dos maus casamentos,  da depressão,  dos compromissos exaustivos,  das mágoas não curadas,  das frustrações não resolvidas. 

Lembre-se disso.  Lembre-se das algemas daqueles irmãos que parecem sempre tão motivados que temos até a impressão de que não precisam de afagos e orações. Pedimos que eles orem por nós mas não nos ocorre o quanto podem estar, eles mesmos, precisando de oração. Por mais fortes e positivos que sejam,  algemas doem e  humilham.

Lembre-se das algemas dos seus irmãos.  Seja um dos que afagam, dos que entendem,  que mandam uma mensagem, que telefonam, oram, apoiam, que tem tempo para ouvir.   

E se possível seja um dos que LIBERTAM. 

sábado, 14 de novembro de 2020

Os outros povos

O Senhor disse ainda: — Está chegando o tempo em que vou castigar o povo do Egito, de Judá, de Edom, de Amom, de Moabe e todos os que vivem no deserto e costumam cortar o cabelo bem curto . Todos esses povos são circuncidados , mas não têm guardado a aliança , que foi selada pela circuncisão. Todos esses povos e todo o povo de Israel não têm guardado a aliança que fizeram comigo.  Jeremias 9:25‭-‬26 

Tudo leva a crer que a destruição de vários povos se deu pelo mesmo motivo que aconteceu com Israel: quebraram a aliança que tinham com Deus.  Nós não conhecemos a história desses povos mas muito provavelmente o Senhor também se apresentou a eles. 

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

A absurda falta de humildade dos seguidores de Cristo


Vemos hoje cristãos almejando popularidade e morrendo de medo de serem "chatos." Essas pessoas se escondem atrás de um "argumento de amor"  para justificar a própria conformação com os padrões do mundo. E a primeira ordenança do mundo é: "jamais diga que estou errado.  Nada é errado.  Você tem que me amar acima de todas as coisas e isso implica em jamais me confrontar."  Isso é amor segundo o mundo. 

Em Neemias 13 vemos o valor de um profeta na vida de um povo. Não havendo correção o povo se corrompe. Neemias amava seu povo e sua cultura e se preocupava com seus irmãos. Ele sabia que toda a desgraça que amargaram  foram maldições advindas de pecados praticados. Sendo assim ele vivia no meio do seu povo observando, advertindo, corrigindo, mostrando o caminho.  Não se calava para NADA que fosse errado. Isso não o tornava fariseu nem julgador  nem "sem amor". Isso o tornava apenas PROFETA E SERVO DO DEUS ALTÍSSIMO. 

Neemias não se calou quando Eliasibe fez um "puxadinho" para Tobias no templo. Disse logo que aquilo estava errado, desfez a palhaçada e não se importou em ser impopular. Ele queria fazer a vontade de Deus. Agia como um profeta. 

Neemias não se calou quando descobriu que o povo não estava pagando o salário dos levitas, motivo pelo qual eles estavam debandando, abandonando o serviço do templo e indo cuidar das suas próprias vidas. Neemias denunciou o descaso do povo e restaurou o serviço do templo. 

Neemias não se calou quando viu as pessoas ignorando a lei do sábado e pisando o lagar, fazendo comércio e todo tipo de trabalho no sábado. Não se calou "em nome do amor e da aceitação". Ele achou mais importante obedecer a Deus do que agradar a homens. Pois Neemias denunciou essa infidelidade e o povo mudou de atitude.

Várias outras coisas Neemias fez no sentido de trazer seu povo novamente à retidão. Ele temia que Israel voltasse a cair em desgraça. 

Calar e aceitar nem sempre é prova de "amor e acolhimento".  Na maioria das vezes esse silêncio nada mais é do que a expressão do desejo de ser popular e não se indispor com ninguém. É querer agradar a homens. Certamente os "profetas mudos" que não incomodam ninguém sempre receberão os aplausos do mundo

Nos dias de Neemias o povo serviu ao Senhor.  O capítulo 13 termina com a seguinte oração: 

"Limpei-os, pois, de toda estrangeirice e designei o serviço dos sacerdotes e dos levitas, cada um no seu mister, como também o fornecimento de lenha em tempos determinados, bem como as primícias. Lembra-te de mim, Deus meu, para o meu bem."

-----------------------------------------------------------------

Outros textos bíblicos que trazem luz sobre o assunto:


“Habite, ricamente, em vós a Palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria… (Cl 3.16).

2 Timóteo 4:1-2 – “Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente: Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina”.

Exortamos vocês, irmãos, a que advirtam os ociosos, confortem os desanimados, auxiliem os fracos, sejam pacientes para com todos..." 
1 Tessalonicenses 5:14

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção,, para a educação na justiça, a fim de que o homem (e a mulher) de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda a boa obra" (2 Tm. 3:16,17)

2 Tessalonicenses 3:11-13 – “Pois ouvimos que alguns de vocês estão ociosos; não trabalham, mas andam se intrometendo na vida alheia. A tais pessoas ordenamos e exortamos no Senhor Jesus Cristo que trabalhem tranquilamente e comam o seu próprio pão. Quanto a vocês, irmãos, nunca se cansem de fazer o bem”.

2 Coríntios 13:11 – “Sem mais, irmãos, despeço-me de vocês! Procurem aperfeiçoar-se, exortem-se mutuamente, tenham um só pensamento, vivam em paz. E o Deus de amor e paz estará com vocês”.

1 Timóteo 4:13-14 – “Até a minha chegada, dedique-se à leitura pública da Escritura, à exortação e ao ensino. Não negligencie o dom que foi dado a você por mensagem profética com imposição de mãos dos presbíteros”.

“E certo estou, meus irmãos… de que estais possuídos de bondade, cheios de todo conhecimento, aptos para vos admoestardes uns aos outros” (Rm 15.14).

“Exortamo-vos, irmãos, a que admoesteis os insubmissos (preguiçosos ou ociosos, noutras versões)… Caso alguém não preste obediência à nossa palavra… adverti-o como irmão” (I Ts 5.14; II Ts 3.14-15).

Queridos irmãos, se algum de vós se desviar da verdade e alguém o reconduzir a ela, lembrai-vos disto: quem ajudar um pecador a se arrepender do seu mau caminho salvará da morte essa alma e contribuirá para o perdão de uma grande multidão de pecados. Tiago 5:20

sábado, 1 de agosto de 2020

"Eu também odeio as obras dos nicolaítas"

"...Mas há uma coisa a seu favor: 
você odeia as práticas dos nicolaítas, como eu também as odeio..."      
Apocalipse 2:6 

Jesus não disse que odiava os nicolaítas. Ele disse que odiava as suas obras.

Odiar uma prática não significa odiar o praticante. Qualquer pessoa minimamente inteligente deveria entender essa diferença. Jesus não odeia NINGUÉM. 

Jesus disse à igreja de Éfeso que apesar de algumas falhas eles pelo menos não corromperam suas mentes e continuavam odiando o que era odiável.  Isso foi reconhecido como VIRTUDE!

Jesus não passou nenhum sermão dizendo "não julgueis". Não xingou ninguém de "hipócrita" nem de "fariseu". Também não  insinuou que a igreja de Éfeso deveria se calar para o erro e deixar os nicolaítas agirem sem oposição, influenciando os demais, tudo isso em nome do "amor"   e da "inclusão social". 

Na verdade eu nem sei quem eram esses tais "nicolaítas" nem o que faziam. Já ouvi teorias a respeito mas no momento nem vem ao caso.  O que vem ao caso é o ódio que as pessoas sentem quando o Evangelho as confronta. 

Jesus disse: vocês odeiam essa práticas? EU TAMBÉM ODEIO. 

Então dane-se o politicamente correto. 
Dane-se a cultura "progressista". 
Dane-se a ditadura cultural do pensamento único.

terça-feira, 14 de julho de 2020

Considerações sobre "vencer o mundo" e "vencer o mal"

A Bíblia está cheia de ensinamentos que dão a impressão de que nós, os cristãos, nãos temos importância nenhuma. Nosso sofrimento, humilhação diante das perseguições e afrontas não tem relevância. Somos sempre chamados a abrir mão, a ser mansos, a dar a outra face e andar a segunda milha.  Sempre me perguntei por quê, afinal de contas, o justo deveria ceder para o injusto? Por que eu deveria orar por alguém que não quer minha oração, não acredita no poder de Deus e, por fim, me detesta? Por quê Deus se preocupou em deixar ordens a fim de manter a felicidade do opressor e não a minha, que sou sua filha e sua serva? Não seria eu mais importante do que ele? Ou pelo menos não seríamos iguais? 

Por causa desses questionamentos é que muitos de nós lamentamos o quão difícil é cumprir essas "leis". E é com muita relutância que costumamos tentar segui-las:



Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: "Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor. Ao contrário:"Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer;se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele". Romanos 12: 19-20

Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.   Romanos 12: 21


Para avançarmos nessa questão precisamos ter em mente o texto da carta aos efésios: “Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor”. (Efésios 5:17)

1- Quando fazemos esse tipo de questionamento estamos sendo profundamente insensatos. Por quê? Porque esse questionamento é a prova de que ainda não entendemos a vontade do Senhor.

2- E qual é a vontade do Senhor?   "E essa é a vontade de Deus: a vossa SANTIFICAÇÃO".    I Ts.4:3

3-  Ser santo é ser IMPERMEÁVEL a tudo isso que está aí.

E o que tem a ver o conceito de santidade com a questão de "ceder sempre e ser bonzinho"?  Tudo. Por quê? Entenda a coisa principal:

A princípio  TUDO o que Deus manda você fazer de bom pelo ímpio não visa o bem estar do ímpio.   Visa VOCÊ, seu bem estar  e felicidade.

1-   "Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem-nos, não os amaldiçoem".  Romanos 12:14 . Por quê isso? O sujeito me persegue e eu ainda o abençoo? É. Por quê?  Porque se Deus abençoar o ímpio ele vai parar de te perseguir! Só isso!  Quanto mais você xingar mais maldito ele fica e mais ele vai perturbar sua vida. Abençoe porque ISSO SE VOLTARÁ  COMO BENEFÍCIO PARA VOCÊ.  Se você entender esse princípio espiritual vai parar de achar difícil orar pelo ímpio. Vai parar de achar que Deus quer massacrar os teus sentimentos para favorecer que anda errado.  Amaldiçoar o ímpio é INSENSATEZ!  “Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor”. (Efésios 5:17).

"Depois que Jó orou por seus amigos (que o magoaram e ofenderam), o Senhor o tornou novamente próspero e lhe deu em dobro tudo o que tinha antes."   Jó 42:10

Pelo mesmo motivo PRECISAMOS orar pelas nossas autoridades:   "Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças, em favor de todas as pessoas; 2pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade. 3Isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, …"   (I Tm 2:1-2)

2- Quando está dito  "vença o mal com o bem", a ideia não é que vamos ser muito bonzinhos e  com isso, pela nossa muita bondade  o mal do mundo será vencido e erradicado.  Sinto muito mas isso não vai acontecer jamais por obra humana. Leia Apocalipse.  Não temos como vencer o mal do mundo. Fomos chamados para vencer o mal EM NÓS.  Deus tratará com o mundo. Ele até já agendou o dia do Juízo Final. O mal do mundo é obra pra Deus, não para homens. O assunto aqui é você.  E você só conseguirá vencer o mal EM VOCÊ  se praticar o bem. "Como poderei me tornar uma pessoa melhor, de bom gênio, perdoador e bom coração?" Praticando o bem mesmo quando recebe o mal. 

Não deixe que o mal infiltre em você porque dessa infiltração vem discórdias, insônias, gastrites, depressões, ansiedade, medo...

Nesse momento estou lembrando de situações nas quais a pessoa compra um imóvel e depois aparece uma detestável mancha de umidade na parede estragando toda a pintura. Quem olha sabe que se trata da uma infiltração.  Às vezes dá trabalho descobrir o que originou o problema. É tolice reclamar da água. É tolice reclamar da parede. O que se tem que fazer é investigar a origem do mal e fazer os devidos consertos.   

Como está o seu lar? Cheio de infiltrações? O mal do mundo infiltrou e está enfeando sua vida?

Precisamos parar de ler a Bíblia como e ela estivesse cheia de indiretas para os outros. NADA ali é para "os outros". 

3- Note que Jesus disse "eu venci o mundo" mas quando ele foi assunto aos céus o mundo estava do mesmo jeito: cheio de problemas, cheio de pecadores e tudo que não prestava. Como ele venceu o mundo? Ele não se deixou infiltrar. 

VENCER O MUNDO É NAVEGAR NO MUNDO, SER ASSEDIADO POR ELE MAS JAMAIS PERMITIR SER INVADIDO PELAS SUAS ÁGUAS. Jesus veio e se foi mas em momento algum foi tomado por amor ao sistema, amor à vaidade da vida, ao orgulho, à lascívia. Não havia "vazamento no navio" para que essas águas entrassem. Nada de ódio, nada de inveja, nada de arrogância. Jesus navegou nessas águas e chegou "sequinho" no porto de destino.  VENCER O MUNDO NÃO É CONQUISTAR O MUNDO, É NÃO DEIXAR-SE CONQUISTAR POR ELE.

4- " Ora então você está dizendo que não temos uma obra para fazer entre as pessoas?   Que não temos uma missão no mundo? Que tudo gira em torno de mim? O evangelho é solitário e exclusivista?"  NÃO.  De fato temos uma obra a fazer lá fora  mas enquanto essa obra não for feita em mim, tudo o mais será "obra de palha". E, se alguém sobre este fundamento levanta um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; pois aquele dia a demonstrará, porque será revelada no fogo, e o fogo provará qual seja a obra de cada um.  Se permanecer a obra que alguém sobre ele edificou, esse receberá galardão.  Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele prejuízo; mas o tal será salvo, todavia como que pelo fogo”. (1 Co 3:9-15)

5- Se "a água entrou em seu navio" mas você continua ignorando o fato e segue viagem, você estará lutando com armas carnais. Estarei navegando com o barco cheio de água, quase para afundar. E muitos afundam. Muitos saem para pregar por vaidade, por dinheiro, por competição, para se  auto afirmar ou auto promover, para se sentir bons e serem louvados.   Jesus disse que veio para desfazer as obras do diabo e devemos fazer isso também.  Mas não posso fazer isso nos outros se não for primeiro feito em mim. Por isso a Bíblia foi escrita PARA TE SALVAR, NÃO PARA SALVAR OS OUTROS. Cada Bíblia na mão é uma carta particular de Deus para aquela pessoa que está lendo, e ninguém mais.

As armas com as quais lutamos não são humanas; ao contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.     II Co 10: 4-5.










segunda-feira, 13 de julho de 2020

Os porteiros

I Crônicas 26

1 Esta é a relação dos grupos dos porteiros:
Dos coreítas, Meselemias, filho de Coré,
da família de Asafe.

2 Foram estes os filhos de Meselemias:
Zacarias, o primeiro;
Jediael, o segundo;
Zebadias, o terceiro;
Jatniel, o quarto;

3 Elão, o quinto;
Joanã, o sexto;
e Elioenai, o sétimo...   ..." 



Você nunca se perguntou  por quê,  afinal de contas , alguém se deu ao trabalho de anotar  tantos nomes "insignificantes" na Bíblia? O que aquelas pessoas fizeram de tão relevante? Bem, foram porteiros do templo. Não consta mais nada sobre eles. Nenhuma história de valentia, de grandes feitos ou devoção exemplar.  Foram pessoas comuns que, no entanto, não puderam ser esquecidas.

Qual a finalidade desse desfile de nomes desconhecidos? Quem era Jediael? E Meselemias?

Pensando sobre isso entendi que o reino de Deus não tem lugar apenas para os famosos e ilustres.  Deus não conta apenas com "os grandes homens". Eu, você, fazemos parte disso tudo também! Somos uma pedrinha, uma coisa pequena, mas fazemos parte. Anotar diligentemente esses nomes e preservá-los por milênios foi uma forma delicada de dizer que ninguém será esquecido!  Sim, até a anotação maçante da lista dos porteiros do templo representam uma declaração de amor, um sorriso de Deus para você.

Penso que o Livro da Vida também será assim: um desfile interminável de nomes desconhecidos de "gente insignificante"  que  para Deus eram bem conhecidas e significavam muito. Fizeram a sua parte, cumpriram a missão. Veja que esses nomes foram registrados no mesmo livro que conta a história de Abraão, Moisés, Davi, Jó, Paulo, João, Débora, Maria, Ana, Tiago, Trifena e Trifosa... Há lugar para os comuns. Como eu e você. Sinto-me tão honrada quando penso nisso!

Não importa se não conhecem você ou se a sua história é carente de cenas heroicas. Deus conhece a sua luta  íntima e os dragões que teve que matar sem ninguém ver.  Você faz parte da história do Reino de Deus nesse mundo e em algum momento os teus talentos foram muito  importantes para alguém. Sim, você somou!  E não será esquecido jamais.  Ele se importa.  

Hoje estou achando lindo esse desfile de "nomes insignificantes". É como se,  de alguma forma, meu nome pudesse ser encontrado também nessa lista se eu procurar bem. Como se fosse  possível encontrar "Cristina" em algum cantinho. Sabe, de forma simbólica estou lá sim, junto com você.  Meu nome não será esquecido pelos séculos dos séculos. Está registrado  no Livro da Vida.