Pesquisar neste blog

.

.

segunda-feira, 13 de julho de 2020

Os porteiros

I Crônicas 26

1 Esta é a relação dos grupos dos porteiros:
Dos coreítas, Meselemias, filho de Coré,
da família de Asafe.

2 Foram estes os filhos de Meselemias:
Zacarias, o primeiro;
Jediael, o segundo;
Zebadias, o terceiro;
Jatniel, o quarto;

3 Elão, o quinto;
Joanã, o sexto;
e Elioenai, o sétimo...   ..." 



Você nunca se perguntou  por quê,  afinal de contas , alguém se deu ao trabalho de anotar  tantos nomes "insignificantes" na Bíblia? O que aquelas pessoas fizeram de tão relevante? Bem, foram porteiros do templo. Não consta mais nada sobre eles. Nenhuma história de valentia, de grandes feitos ou devoção exemplar.  Foram pessoas comuns que, no entanto, não puderam ser esquecidas.

Qual a finalidade desse desfile de nomes desconhecidos? Quem era Jediael? E Meselemias?

Pensando sobre isso entendi que o reino de Deus não tem lugar apenas para os famosos e ilustres.  Deus não conta apenas com "os grandes homens". Eu, você, fazemos parte disso tudo também! Somos uma pedrinha, uma coisa pequena, mas fazemos parte. Anotar diligentemente esses nomes e preservá-los por milênios foi uma forma delicada de dizer que ninguém será esquecido!  Sim, até a anotação maçante da lista dos porteiros do templo representam uma declaração de amor, um sorriso de Deus para você.

Penso que o Livro da Vida também será assim: um desfile interminável de nomes desconhecidos de "gente insignificante"  que  para Deus eram bem conhecidas e significavam muito. Fizeram a sua parte, cumpriram a missão. Veja que esses nomes foram registrados no mesmo livro que conta a história de Abraão, Moisés, Davi, Jó, Paulo, João, Débora, Maria, Ana, Tiago, Trifena e Trifosa... Há lugar para os comuns. Como eu e você. Sinto-me tão honrada quando penso nisso!

Não importa se não conhecem você ou se a sua história é carente de cenas heroicas. Deus conhece a sua luta  íntima e os dragões que teve que matar sem ninguém ver.  Você faz parte da história do Reino de Deus nesse mundo e em algum momento os teus talentos foram muito  importantes para alguém. Sim, você somou!  E não será esquecido jamais.  Ele se importa.  

Hoje estou achando lindo esse desfile de "nomes insignificantes". É como se,  de alguma forma, meu nome pudesse ser encontrado também nessa lista se eu procurar bem. Como se fosse  possível encontrar "Cristina" em algum cantinho. Sabe, de forma simbólica estou lá sim, junto com você.  Meu nome não será esquecido pelos séculos dos séculos. Está registrado  no Livro da Vida.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário