Pesquisar neste blog

.

.

terça-feira, 30 de junho de 2020

O VALOR DA ALEGRIA


Penso que hoje um os maiores desafios para o cristão é manter a paz em meio a toda essa guerra. Sabemos que:

- Jesus é o Principe da Paz;
- Ele disse que nos deixou a sua paz;
- A paz de Cristo excede a todo entendimento;
- Falta de paz é também, de certa forma, falta de fé.

Sabendo disso tudo o que costuma ocorrer é que além do medo (pois o medo geralmente está associado à falta de paz) nos sentimos até culpados por não nos sentirmos sempre com aquele estado interior idealizado. Cobramos isso de nós mesmos pois, apesar das nossas fraquezas NÓS CREMOS. Se cremos, por que tememos? Por que estamos tristes ou ansiosos?

Parece fácil dizer "não andeis ansiosos por coisa alguma". Acontece que Jesus não nos disse para fazermos nada sem nos dar antes as condições de seguir sua orientação. Ele mesmo nos dá as ferramentas para amar, para perdoar, para ter paz.

- Como ter paz diante do que está acontecendo?
- Pior: como ter paz diante do que pode acontecer?
- Como levar uma vida devocional de qualidade diante de tantos questionamentos existenciais?
- Como posso ter forças para animar a mim mesmo e aos outros?

-------------------------


1- A TRISTEZA É UM ESTADO DE PROSTRAÇÃO.  Começa na alma mas atinge também o corpo na forma de uma total falta de energia.   Estar triste é estar sem forças.

2- Alegria é FORÇA, inclusive para o nosso sistema imunológico.

3- Alegria não é um luxo do qual possamos abrir mão. Não visa apenas o seu portador.  Também não se trata de uma fuga da realidade!!!  Pelo contrário:  Trata-se de FORÇA PARA ENFRENTAR A REALIDADE. 

4- A alegria do Senhor não é alienante: é ATUANTE. É um arma para lutar, não uma cama para deitar.

A ALEGRIA DO SENHOR É A NOSSA FORÇA  (Neemias 8:10). 
Alegrem-se no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se! (Filipenses 4:4)
Finalmente, meus irmãos, alegrem-se no Senhor! (Filipenses 3:1) 
OK, mas resta perguntar:  Como assim?

Não queremos ser simplistas. Há angústias tão profundas que precisam ser tratadas por um profissional da psicologia. Mas se o nosso estado não for patológico, como a depressão grave, há sim coisas que podemos fazer para nos "energizar": 

1)  "A minha meditação acerca dele será suave; eu me alegrarei no Senhor." (Salmo 104:34).
 Todos temos perguntas pra fazer a Deus. E pra piorar, muitos de nós tem até cobranças!   Que tal nos desarmarmos e tentarmos nos relacionar Deus dentro de uma postura mais suave, de adoração e contemplação amorosa?   Só hoje pense nele não como o Deus que pode fazer tudo "mas não está fazendo o que eu quero". Pense nele como o pai amoroso, provedor, que vê mais adiante e quer o seu bem. Dê uma folga para o seu espírito questionador. Apenas descanse, creia.  Isso vai acalmar seu interior. 

2)   Neemias 8: 7-10 :  
Leram o Livro da Lei de Deus, interpretando-o e explicando-o, a fim de que o povo entendesse o que estava sendo lido. Então Neemias, o governador, Esdras, o sacerdote e escriba, e os levitas que estavam instruindo o povo disseram a todos: "Este dia é consagrado ao Senhor, o nosso Deus. Nada de tristeza e de choro!" Pois todo o povo estava chorando enquanto ouvia as palavras da Lei.   E Neemias acrescentou: "Podem sair, e comam e bebam do melhor que tiverem, e repartam com os que nada têm preparado. Este dia é consagrado ao nosso Senhor. Não se entristeçam, porque a alegria do Senhor os fortalecerá". 



Note que Neemias não orou para Deus alegrar seu povo. Ele mesmo disse ao povo "ALEGREM-SE!"    
Seja VOCÊ  um PROVOCADOR de momentos alegres.  Se criarmos o ambiente, a alegria vem! Junte-se a pessoas que querem celebrar a vida. Junte-se a pessoar gratas. Vá a uma reunião cristã e se junte com quem crê, quem tem esperança, quem adora, quem celebra.  Junte quem tem histórias pra contar de orações respondidas.

3)  Mantenha a sua mente fixa na ESPERANÇA.  Traga  à mente todas as promessas de Deus. Vislumbre a glória e a paz futuras. Converse sobre isso, ouça músicas que falam sobre isso. é isso que se chama de "alegrar-se no Senhor".  

Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e, apesar de não o verem agora, creem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa, pois vocês estão alcançando o alvo da sua fé, a salvação das suas almas.  1 Pedro 1:8-9

3) Faça o bem. Como exercício espiritual, resolva ser legal para alguma pessoa que cruzar no seu caminho. Chegue nela e faça o seu melhor: sorria, ou disponha-se a ouvi-la. Convide-a para tomar um sorvete. Carregue suas compras. Faça algo de bom para alguém e o sorriso que você receberá de volta acenderá a chama da sua alegria.

4) CANTE!  O louvor liberta. "Quem canta, seus males espanta". De fato é muito difícil cantar quando se está triste. Eu diria que é contra a nossa natureza. Cantar costuma ser visto como  o resultado da alegria, não o remédio para a alegria. Está escrito em Tiago 5:13 : Está alguém sofrendo entre vocês? Então que ele ore. Está alguém feliz? Cante louvores.  Ok, mas se você ligar o som e colocar aquele cântico, aquele louvor que você ama, com certeza você vai acabar cantando, vai emendar numa oração e por fim vai se sentir muito melhor. A  música também cura.

5) ORE. Essa recomendação faz parte da anterior.  É extremamente difícil se concentrar em oração quando estamos muito tristes ou aflitos. A gente até tenta, mas a cabeça parece que não obedece. É nesse momento que precisamos da música.  Dependendo da  música, ela acalma e guia o  nosso emocional para o caminho certo: o cenáculo.  É como se ela tomasse nossa mão e nos encaminhasse suavemente. É quase impossível cantar um louvor e não orar junto.

Experimente!
































Nenhum comentário:

Postar um comentário