Pesquisar neste blog

.

.

terça-feira, 23 de junho de 2020

O que são "coisas comuns"?


Ideia central: Não espere que o mundo entenda ou endosse a sua experiência particular com Deus.

Temos aqui  abaixo duas situações nas quais um acontecimento corriqueiro, muito simples, teve um enorme impacto sobre algumas pessoas enquanto,  para outras, não aconteceu nada de mais:

Agora meu coração está perturbado, e o que direi? Pai, salva-me desta hora? Não; eu vim exatamente para isto, para esta hora. Então veio uma voz dos céus: "Eu já o glorifiquei e o glorificarei novamente". Pai, glorifica o teu nome!" A multidão que ali estava e a ouviu disse que tinha trovejado; outros disseram que um anjo lhe tinha falado. João 12: 27-29

Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão, que era justo e piedoso, e que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor. Movido pelo Espírito, ele foi ao templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para lhe fazerem o que requeria o costume da Lei, Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo: "Ó Soberano, como prometeste, agora podes despedir em paz
o teu servo. Pois os meus olhos já viram a tua salvação, que preparaste
à vista de todos os povos: luz para revelação aos gentios e para a glória de Israel, teu povo". Lucas 2: 25-32



A vida cristã é repleta de situações nas quais Deus só é visto ou reconhecido por uns poucos. 

- A estrela de Belém até hoje é interpretada como um simples fenômeno astronômico. Mesmo quando Jesus nasceu muitos viram a estrela mas poucos entenderam que aquilo era o dedo de Deus. Quem creu e entendeu encontrou Jesus.

- Não havia nada de espetaculoso na entrada "triunfal" de Jesus em Jerusalém. Ele não passava de um jovem montado em um jumento. Uma cena comum que no entanto tocou profundamente o coração de uns enquanto outros não conseguiram entender o motivo de tanta comoção.

- No texto acima, registrado no evangelho segundo João, a voz de Deus  foi percebida por muitos como "apenas um trovão".

São muitos os exemplos na Bíblia. A sua jornada com Deus é muito particular e os sinais dele na sua vida não serão necessariamente percebidos pelos outros. O "rio de águas vivas" corre de dentro pra fora, não de fora para dentro. Ele nasce em você. Todo o significado do que te é revelado deve te servir de bússola e alimento, de fundamento e alegria. Isso precisa estar independente da reação alheia. Eles podem se maravilhar com você ou apenas dizer "foi só um trovão!"

Se você tiver um coração assim,  pronto a perceber os sinais de Deus na sua vida, você terá a capacidade de Simeão. Ao pegar Jesus no colo ele não conseguiu enxergar apenas um bebezinho. Ele viu ali A SALVAÇÃO DE ISRAEL. O Espírito de Deus o levou muito além daquela data, daquele momento.  Ele exultou no espírito  antes que Jesus dissesse  qualquer coisa ou fizesse qualquer milagre. Ele anteviu E SE SENTIU SATISFEITO com o sinal de Deus. Quem tem fé se alegra hoje com a glória futura. A fé não está presa ao tempo. É dessa fé que precisamos no tempo presente: aquela que vê os sinais do princípio de dores e ao invés de esperar a vinda de Cristo para só então deixar de lamentar, consegue dizer hoje e agora "Senhor, despede em paz o teu servo pois já consigo ver o resgate da igreja, a glória da vinda de Cristo,  o novo céu e a nova terra!"

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário