Pesquisar neste blog

.

.

terça-feira, 29 de março de 2022

SALMO 105 - reflexões

( Leia o Salmo 105 clicando AQUI)




Verso 5:  Os feitos do Senhor devem ser relembrados e mencionados.  Não por uma espécie de "vaidade de Deus". Achar isso seria uma grande tolice da nossa parte. Precisamos lembrar os feitos de Deus para termos ESPERANÇA, para nos animarmos, para não deixar de acreditar que MILAGRES SÃO POSSÍVEIS.  A esperança traz paz. Quem tem fé, tem paz e quem tem paz tem saúde.  Quando lembramos dos feitos do Senhor podemos descansar sabendo que nem tudo está perdido. 

Verso 7: Outra coisa que precisamos ter sempre na mente, na boca e no coração: os justos juízos de Deus  (ou "os decretos de Deus, em outra tradução) estão por toda a Terra. Embora Deus já tenha determinado que um dia haverá um Juízo Final, desde já é possível contar com "juízos parciais", que estão em execução no mundo. Acontece que nem tudo a gente vê. Não temos como conhecer o inferno particular de cada um. Uma pessoa má, que sabe fingir bem, pode conseguir parecer feliz em sociedade. Não nos deixemos enganar. Não conhecemos os medos, as angústias, os remorsos, as insônias nem o fim que de cada um terá. Melhor confiar  na justiça de Deus e saber que ela está sendo executada ainda que não percebamos.  

Verso 17: Aqui vemos a história de José do Egito ser lembrada.  Geralmente nos esquecemos que, de certa forma, ele foi um mártir (não no sentido de morrer, mas de sofrer) para salvar o seu povo. O mais difícil disso tudo é que ele não tinha noção do que Deus estava preparando. Ele não tinha como saber o propósito daquilo tudo. É nessa hora que entra a fé.  A fé no amor, na justiça e na providência divina.    José não tinha a menor ideia de que seu sofrimento traria bênçãos. No momento tudo parecia extremamente injusto e sem sentido, mas ele se manteve fiel. Não temos que ser fiéis apenas quando recebemos explicações. Os caminhos de  Deus são sobremodo elevados. "O justo viverá pela fé". Não viverá por explicações. Não viverá pelo que o seu olho pode ver. Será que Deus pode contar conosco para abençoar nossa família? Nosso país? Será que eu tenho coragem de me oferecer ao Senhor para ele me usar como quiser? Mesmo que seja como José? Você aceita ser um José nas mãos de Deus?

Verso 24: Um povo que não reproduz, que se volta apenas para si mesmo e para o seu próprio egoísmo, esse povo tende a ser dominado por outros povos ousados e numerosos. Quem não se reproduz, desaparece.  Feliz a nação que ama as suas crianças. A Palavra de Deus diz que aquele homem que tem muitos filhos não será dominado por seus inimigos.  Será que isso só era verdade nos tempos das tribos e dos clãs? Ou será que esse princípio ainda é válido para hoje? A Europa está sendo inundada de imigrantes com famílias numerosas, que trazem outros costumes, outra cultura. Com o tempo essa outra cultura será IMPOSTA, quer os europeus queiram ou não. Basta que eles continuem a procriar no ritmo de hoje.  Em mais uns vinte anos a cultura ocidental será engolida e substituída por uma outra cultura  que não vê as crianças como um estorvo, mas como a força de um povo. Os Europeus,  tenho 1 ou nenhum filho, precisarão baixar a cabeça para as vontades de um povo que, sendo maior em número, brevemente estará elegendo seus próprios líderes. A sabedoria da Palavra de Deus é maravilhosa. Feliz aquele que leva a sério o que está escrito.

Verso 27:  Vemos aqui que os milagres "foram sinal para os egípcios".  Não serviram apenas para animar os hebreus mas para mostrar aos egípcios quem era o Deus verdadeiro. Sim, era é uma prova do amor de Deus, que se manifesta de forma as vezes incompreensível para nós.  Ele é Deus, não pensa como um humano.  Deus não "respeitou a religião daquele povo". Pelo contrário: ridicularizou os seus deuses. Por quê? Para salvar aquelas pessoas que se convertessem. Para lhes dar uma oportunidade de arrependimento. Ao lembrarmos das pragas do Egito podemos refletir que algumas coisas que parecem muito más, são na verdade boas e vem para o bem. Deus quer salvar, quer se revelar aos humanos, quer libertá-las da escravidão, do medo de servir a entidades demoníacas. Deus é luz, é paz, e se para achá-lo for necessário que os nossos caminhos miseráveis sejam destruídos, que assim seja!

Verso 42: Lembremos que Deus abençoou por milênios a descendência de Abraão. Fez isso por amor a ele, por fidelidade às promessas que lhe havia feito.   Por meio de Abraão milhares de pessoas  foram protegidas, preservadas, abençoadas. Muitas vezes Deus deixou de destruir os judeus por causa da fidelidade às promessas feitas a Abraão, Isaque e Jacó, e também a Davi. Não seria maravilhoso se nossa descendência fosse igualmente preservada, protegida e abençoada por Deus por causa das nossas muitas orações e fidelidade?    Essa é a melhor herança que podemos deixar para nossos filhos e netos.

Verso 44: A riqueza não é fiel a ninguém. Ela muda de mãos constantemente. Em provérbios 13:22 está dito que Deus tira do ímpio para dar ao justo. TODAS as coisas pertencem a Deus e ele dá a quem quer.  Quando você ver uma pessoa ímpia, má, ajuntando riquezas, saiba que ele está trabalhando duro para deixar tudo para aquele que Deus determinar. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário