Pesquisar neste blog

.

.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

A semente de Ester

Embora tenha se passado na Pérsia, a história da rainha Ester teve uma influência muito maior sobre o destino do seu povo do que costumamos imaginar.   Parece-me que não se tratou apenas do livramento de um genocídio. Embora isso seja absolutamente relevante, os frutos da obediência de Ester foram muito além disso.  Aparentemente a reconstrução de Jerusalém, contada no livro de Neemias,  recebeu forte influência vinda da  história de vida de Ester.  


A mudança do destino dos judeus residentes na Pérsia se tornou uma história notória, contada de geração em geração.  O respeito e carinho do rei Assuero por Ester não se limitou a ele nem se esgotou naquela geração. Certamente se transformou em uma história contada para a geração seguinte.  Por isso tenho motivo para acreditar que o rei que autorizou o retorno de Neemias a Jerusalém  foi de certa forma influenciado por Ester ou pela sua história junto a Assuero.    

Acredito que o rei Artaxerxes não teria uma simpatia tão grande pelo povo  judeu nem atenderia o pedido de Neemias se ele já não estivesse sob a  influência da história da rainha Ester.  Então a obra que ela fez, embora ela mesmo não soubesse, era muito mais abrangente do que livrar seu povo da morte. Quando Deus livra uma pessoa da morte é porque ele tem um plano a ser cumprido naquela vida. O mesmo podemos dizer a respeito de um povo. 

No capítulo 2, verso 6, vemos que quando o rei tomou a decisão de atender o pedido de Neemias a rainha estava assentada ao seu lado. Isso foi frisado por Neemias ao escrever seu livro. Achei isso interessante.  Qual rainha seria essa? Não sei...   

Neemias viveu entre 465–424 a.C.  Ester viveu algumas décadas antes dele, mais ou menos entre 486–465 a.C.   Neemias então viveu algumas décadas depois de Ester e conhecia a história dela. A nobreza persa e os descendentes de Assuero também conheciam.   Então é razoável acreditar que a história dela tenha influenciado Assuero (Xerxes)  a demonstrar simpatia e boa vontade para com o povo judeu.

A influência das nossas ações pode extrapolar a nossa época. Os planos de Deus são muito maiores do que costumamos imaginar.  O que você faz por uma criança, por exemplo, pode influenciar profundamente a geração seguinte e até mesmo toda uma população.    A maioria dos ditadores mais sanguinários foram crianças maltratadas que passaram por muita pobreza, privação e abusos.  Quando uma pessoa dessa chega ao poder é possível que esteja tão ferida por dentro que se torne um verdadeiro monstro.

Por outro lado, um copo d'água que você dê a um pequenino pode significar a salvação de muita gente no futuro.


https://chatgpt.com/share/6777132b-20f8-8005-aff7-be02db398894


quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Otimismo

O nó do problema aqui foi que o decreto de morte  expedido pelo rei não poderia ser revogado. Então, a princípio, parecia inútil implorar por clemência.  Aos olhos humanos era  uma situação sem solução.  Aí vem o pessimismo: por que pedir ao rei que mudasse  algo que não poderia ser mudado?  Seria uma perda de tempo, uma missão fracassada. O jeito era apenas sentar e chorar. Mas não: Ester resolveu se humilhar diante de Deus e pedir socorro ao único que poderia acudir.

Bem, o decreto de morte não poderia ser mudado mesmo mas a salvação veio apesar disso. Foi expedido um  novo decreto real que autorizava o povo a se organizar e resistir com todas as forças  ao ataque dos  inimigos.  Além disso Deus mudou o coração das pessoas para que simpatizassem com os judeus e aderissem à sua causa.    Só isso já enfraqueceu o inimigo e fortaleceu sobremaneira os judeus.  Quem poderia pensar em uma solução mais criativa?

Nem sempre Deus faz o problema  evaporar. Nem sempre Deus destrói "magicamente" o inimigo. As vezes temos que lutar. Deus não destruiu o Diabo nem o impede de nos incomodar mas o Senhor nos deu toda a autoridade e poder necessários para resistirmos ao diabo a ponto de fazê-lo fugir de nós. Deus nos deu armas e autoridade.

Nas situações que enfrentamos há detalhes que nós  não conhecemos. Há princípios espirituais que não podem ser quebrados. Algumas vezes as pedras podem ser retiradas. Outras vezes podem ser esmigalhadas e ainda outras devem ser apenas contornadas. A iluminação vem do Espírito Santo.

Sim, nem sempre a salvação vem da forma como idealizamos. Isso nos mostra que Deus tem seus caminhos e pode nos socorrer  com  soluções absolutamente novas, criativas e eficazes. 






Parâmetros

A lei de Deus é um guia e uma luz para as nações.  A partir do momento em que as nações rejeitam os parâmetros do Senhor, a partir desse momento começam a caminhar no escuro.  Vão cavando a sua própria ruína.   É o que temos visto acontecer, principalmente na Europa.