Pesquisar neste blog

.

.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

A semente de Ester

Embora tenha se passado na Pérsia, a história da rainha Ester teve uma influência muito maior sobre o destino do seu povo do que costumamos imaginar.   Parece-me que não se tratou apenas do livramento de um genocídio. Embora isso seja absolutamente relevante, os frutos da obediência de Ester foram muito além disso.  Aparentemente a reconstrução de Jerusalém, contada no livro de Neemias,  recebeu forte influência vinda da  história de vida de Ester.  


A mudança do destino dos judeus residentes na Pérsia se tornou uma história notória, contada de geração em geração.  O respeito e carinho do rei Assuero por Ester não se limitou a ele nem se esgotou naquela geração. Certamente se transformou em uma história contada para a geração seguinte.  Por isso tenho motivo para acreditar que o rei que autorizou o retorno de Neemias a Jerusalém  foi de certa forma influenciado por Ester ou pela sua história junto a Assuero.    

Acredito que o rei Artaxerxes não teria uma simpatia tão grande pelo povo  judeu nem atenderia o pedido de Neemias se ele já não estivesse sob a  influência da história da rainha Ester.  Então a obra que ela fez, embora ela mesmo não soubesse, era muito mais abrangente do que livrar seu povo da morte. Quando Deus livra uma pessoa da morte é porque ele tem um plano a ser cumprido naquela vida. O mesmo podemos dizer a respeito de um povo. 

No capítulo 2, verso 6, vemos que quando o rei tomou a decisão de atender o pedido de Neemias a rainha estava assentada ao seu lado. Isso foi frisado por Neemias ao escrever seu livro. Achei isso interessante.  Qual rainha seria essa? Não sei...   

Neemias viveu entre 465–424 a.C.  Ester viveu algumas décadas antes dele, mais ou menos entre 486–465 a.C.   Neemias então viveu algumas décadas depois de Ester e conhecia a história dela. A nobreza persa e os descendentes de Assuero também conheciam.   Então é razoável acreditar que a história dela tenha influenciado Assuero (Xerxes)  a demonstrar simpatia e boa vontade para com o povo judeu.

A influência das nossas ações pode extrapolar a nossa época. Os planos de Deus são muito maiores do que costumamos imaginar.  O que você faz por uma criança, por exemplo, pode influenciar profundamente a geração seguinte e até mesmo toda uma população.    A maioria dos ditadores mais sanguinários foram crianças maltratadas que passaram por muita pobreza, privação e abusos.  Quando uma pessoa dessa chega ao poder é possível que esteja tão ferida por dentro que se torne um verdadeiro monstro.

Por outro lado, um copo d'água que você dê a um pequenino pode significar a salvação de muita gente no futuro.


https://chatgpt.com/share/6777132b-20f8-8005-aff7-be02db398894


Nenhum comentário:

Postar um comentário