.

.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Sem padrão

Atos 16:19 a 40
Atos 12:1 a 11


Interessante é notar, no início do livro de Atos, quando Pedro foi preso e milagrosamente solto. As portas da prisão foram abertas pelo anjo de Deus e ele simplesmente foi embora, solto. Milagre! (Atos 12).
Em Atos 16 vemos algo parecido acontecer: Paulo estava preso juntamente com Silas. De repente houve um tremor de terra, as cadeias foram abertas e eis a oportunidade: todos poderiam fugir!  Ao contrário de Pedro, eles não fugiram. Por quê Paulo e Silas não fugiram? Naquele tremor de terra não estaria Deus providenciando novo milagre de livramento? Não era a voz de Deus? Não era uma evidência da vontade de Deus? Por que não aproveitar, assim como Pedro?

Quando somos guiados pelo Espírito Santo, somos guiados pelo Espírito Santo e não pela experiência dos outros. As experiências alheias tem grande importância mas não substituem a direção direta de Deus para nós. Cada um precisa buscar a sua própria experiência. As histórias dos outros nos animam, alimentam nossa fé e empolgação pelo poder de Deus mas não são elas que guiam. 

Ser guiado pelo Espírito de Deus é não ter padrão, não ter o conforto da previsibilidade. "O vento sopra onde quer mas não sabemos de onde vem nem para onde vai: assim é todo aquele que é nascido do Espírito." 

Paulo preferiu sentir a direção de Deus e entender que o fato de Pedro ter fugido não significa que ele deveria fugir também. Eram momentos diferentes, planos diferentes. Deus tem uma história particular com cada pessoa. Cada um com sua missão, sem um padrão pré determinado.A direção de Deus vem na hora. Isso é viver pela fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário