Pesquisar neste blog

.

.

quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

A DRACMA PERDIDA

Uma mensagem ao casal:


"Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar?   E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida."       Lucas 15:8,9

"Uma dracma era uma unidade de moeda grega. Durante o período do Império Romano, uma dracma de prata era uma moeda comum, e seu valor era equivalente a cerca de um denário romano (valor aproximado de um dia de trabalho para um trabalhador comum). Portanto, uma dracma grega no tempo de Jesus teria tido um valor aproximado ao de um dia de trabalho."

Geralmente, no Evangelho, a dracma perdida faz um paralelo com a ovelha perdida.  Mas hoje percebi que podemos usar essa parábola para outra situação.   Podemos pensar nas "nossas dracmas" para falarmos em CASAMENTO.

Nesses dez anos podemos afirmar, com muita certeza, que vocês conquistaram coisas realmente preciosas:   ganharam amadurecimento, adquiriram conhecimento mais profundo  sobre o outro e sobre si mesmos, ganharam a realidade no lugar das idealizações tolas,  ganharam filhos maravilhosos, ganharam novos amigos, realizaram sonhos e descobriram outros que valem a pena ser sonhados. Ganharam a paz da companhia um do outro e a doçura de se sentir aceitos.  Muitas outras coisas poderiam ser citadas. De fato vocês enriqueceram, ganharam muitas dracmas!

Mas é possível que hoje vocês olhem para trás e sintam falta de algumas moedas de ouro. Talvez sintam diminuída em vocês a capacidade de perdoar como antes. Talvez tenham perdido a dracma da simplicidade, e da capacidade de ser feliz com pequenas alegrias, a dracma do olhar terno, a dracma daquele antigo coração leve, livre de mágoas... Talvez tenham perdido a dracma da capacidade de relevar pequenos defeitos ou a capacidade de ceder. Não sei. Mas seja o que for, não aceitem a perda jamais!

Às vezes, na rotina de varrer a casa, encontramos coisas antigas que nem sabíamos que havíamos perdido! Outras vezes começamos a varrer a casa para procurar algo de que já estamos sentindo falta.  Ambas as situações podem acontecer na vida de casados.

E o que é "varrer a casa"?

Antes de iniciar a procura, a mulher da parábola acendeu a candeia. Porque no escuro ninguém enxerga nada, nem a si mesmo!   "Porque tu, Senhor, és a minha lâmpada; o Senhor  derrama luz nas minhas trevas."      2 Samuel 22:29.     

A candeia se acende com auto análise sincera na presença de Deus, leitura da Palavra e uma oração sincera: "Senhor, vê se há em mim algum caminho mal e guia-me pelo caminho eterno."    Só então mãos a obra.  

"Varrer a casa" é um trabalho muito íntimo, de "quatro paredes".   Ninguém convida os amigos para varrer a casa. A gente só convida para a festa, para a comemoração. 

Varrer a casa é também um trabalho que exige iniciativa: o mais incomodado deve ser o primeiro a pegar a vassoura. Lembrem que nem sempre a percepção do outro acontecerá ao mesmo da sua. É assim mesmo. Não se indigne se, naquele primeiro momento, só você esteja sentindo falta da dracma.

Sei que a maioria das lutas de vocês, pequenas ou grandes, se passam na intimidade do lar, na intimidade do quarto, e ninguém fica sabendo. É assim mesmo. Mas quero declarar que se um dia precisarem de uma força, estarei sempre disponível tanto para ajudar a acender a candeia quanto para pegar a vassoura  e vasculhar a casa.   Gosto de festas. Podem me chamar para as comemorações quando reencontrarem alguma dracma perdida. mas saibam que podem contar comigo também para ajudar a varrer a casa.  

Quero estar sempre junto a vocês, de forma não invasiva mas carinhosa e prestativa, apoiando projetos, iniciativas, orando e cooperando com a felicidade de vocês.  

Parabéns! E que vocês conservem com zelo e sabedoria essa riqueza toda que já conquistaram.

Um beijo da mamãe.




Nenhum comentário:

Postar um comentário