O que é mais fácil de fazer: construir ou destruir? O que é mais desgastante para o inimigo: que impedíssemos completamente a sua ação ou que o deixemos agir para logo em seguida desfazer tudo?
Por quê Deus deixa o Diabo agir no mundo?
Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo. I João 3:8
Por quê Deus não impede todas as ações do Diabo? O Senhor não tem poder para isso? Tem sim. Mas isso não tem a ver com a liberdade do diabo agir. Tem a ver com a liberdade dos seres humanos. Deus não impede o diabo de agir porque isso interferiria na liberdade do ser humano escolher entre o bem e o mal.
Se o ser humano se afasta de Deus e "dá legalidade" ao Diabo, então ele age porque "Os céus são os céus do Senhor, mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens." Salmo 115:16. O Senhor entregou este planeta para ser gerenciado pelos humanos. A regra é essa: Deus interfere quando clamamos por ele. O diabo interfere se deixarmos, se fizermos pacto com ele, se obedecermos as suas sugestões e voltarmos as costas à lei de Deus. Então Deus não vai impedir a maldade no mundo em respeito à nossa liberdade. Sim, ele deixa o diabo agir mas só até certo ponto. A Igreja do Senhor é a força de oposição.
Não deveríamos nos assombrar tanto com as obras do diabo. Ele é apenas um excelente marqueteiro e sabe fazer propaganda de si mesmo. Não deveríamos acreditar com tanta facilidade em propagandas. O que Deu faz é muito maior.
O diabo não tem a chave do compartimento do nosso espírito. Ele instiga o corpo, perturba a alma mas a nossa essência mais profunda, aquela que clama por Deus e o busca em silêncio, a isso ele não tem acesso. E esse "lugar espiritual" é o fundamento de todo o nosso ser e de tudo que é construído. Não importa o tamanho da confusão erguida no edifício da nossa vida; o fundamento está no espírito e basta Deus tocar em nosso espírito que tudo o que for podre desmorona para que o Senhor construa de novo. É como se o diabo sempre estivesse construindo sobre a areia. Qualquer vento do Espírito derruba tudo.
Só Deus tem acesso ao compartimento do nosso espírito. Basta um toque no Senhor no seu espírito para que todo esse castelo de cartas, construídos pelo diabo ao longo de anos, caia! Basta um olhar de Cristo, um toque, um sopro.
Nós vemos o que os bandidos fazem e nos afligimos mas nem sempre percebemos o que o Espírito de Deus está fazendo nos corações de muitos deles. Muitos estão sendo salvos. Muitos tem sede de Deus e em seu interior clamam por ele. Isso a gente não vê, mas acontece todo dia e toda hora. Deus desfaz o que o diabo faz e transforma a maldição em bênção. Na conversão de um assassino mil pessoas podem alcançar a salvação.
Então a missão da igreja é ESPIRITUAL, principalmente. Não importa o que o diabo diga, Deus desdiz. Não importa o que o diabo prega: Deus desprega. Não nos impressionemos com arranha-céus que podem vir ao chão com um simples sopro do Todo Poderoso. A Palavra diz que o "grande" Anticristo será destruído com um sopro da boca do Senhor Jesus.
Assim como a desobediência dos infiéis tem "poder de dar liberdade" ao diabo, as orações dos justos trazem a mão de Deus para agir na Terra. Deus determinou que quer agir através da sua Igreja, em parceria. Nossa oração desfaz o que a desobediência faz.
Satanás não consegue entender os planos de Deus. Nos primeiros séculos do cristianismo os servos de Deus foram duramente perseguidos. 11 dos 12 discípulos fora martirizados. Muitos dos seus contemporâneos, filhos e netos foram decapitados, queimados e devorados por feras. Era o diabo agindo para pôr fim à pregação do evangelho. E no que isso resultou? Resultou em que o sangue dos mártires foi como que o atestado de veracidade do testemunho que eles deram porque ninguém morre pra sustentar uma mentira inútil. Eles morreram porque não conseguiram negar aquele verdade irresistível que iluminou toda a vida deles e deu sentido a tudo. O martírio PROVOU A SINCERIDADE deles e a autenticidade do que alegavam. O que era para ser ruína serviu de autenticação - e o Evangelho prosperou e se espalhou pelo mundo.
Nenhum discípulo enriqueceu ou obteve regalias com a pregação do evangelho. Pelo contrário. Então qual a necessidade de sustentar até a morte uma mentira que não lhes traria nenhuma vantagem?
Devemos ter olhos para ver que Deus tem poder para desfazer as obras do diabo e tem feito isso com maestria através dos tempos.
Lembro agora daquela conversa dos discípulos com Jesus: "Olha, Senhor! Veja que construção magnífica! Que templo bonito! Que pedras enormes e bem talhadas! Que muros poderosos!" Jesus olhou e apenas disse: "é verdade... mas fiquem sabendo que não restará pedra sobre pedra de tudo isso aí que vocês estão vendo. Tudo virá ao chão. Apenas aguardem".Nesse episódio os discípulos estavam se referindo ao belíssimo templo de Jerusalém mas aqui eu pego emprestado essa passagem para ilustrar a presente reflexão: não se maravilhe com os grandes edifícios de maldade, desonestidade, escravidão, vício, idolatria e mentiras que o Diabo construiu no mundo. Está vendo tudo isso? É frágil. NÃO FICARÁ PEDRA SOBRE PEDRA QUE NÃO SEJA DERRUBADA. No tempo certo acontecerá. Aleluia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário