Pesquisar neste blog

.

.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Revelação - três conhecimentos


"E Jesus, respondendo, disse-lhes:  Vocês erram porque não conhecem nem as Escrituras nem o poder de Deus." Marcos 12:24

É interessante notar que Jesus não disse isso para  incrédulos, idólatras ou para judeus relapsos que não frequentavam a sinagoga. Ele disse isso  para pessoas que dedicavam suas vidas a estudar as Escrituras, a ponto de serem chamadas de “mestres”. E essas mesmas pessoas conheciam numerosas histórias de milagres. Como então afirmar que não conheciam nem as Escrituras nem o poder de Deus?  

Quão envergonhado você se sentiria se Jesus lhe dissesse que "- você vive na igreja, frequenta Escola Bíblica mas não sabe nada das Escrituras. Você já ouviu falar dos meus milagres mas realmente não conhece o poder de Deus."

Isso nos mostra que há uma maneira totalmente equivocada de "conhecer" as Escrituras.  E mais: "ouvir falar de milagres"  é muito diferente de "conhecer o poder de Deus". 

- Você realmente CONHECE as Escrituras?
- Você realmente CONHECE o poder de Deus?
-  E mais: você CONHECE as pessoas de outra forma que não seja segundo a carne?

Nessas questões podemos afirmar que o que não for revelado pelo Espírito nem pode ser chamado de "conhecimento", mas mera especulação.  Provavelmente por isso é que Jesus advertia as pessoas a não saírem anunciando que ele era o Messias. O motivo é que não adianta falar se o Espírito não revelar. "Não jogueis aos porcos as vossas pérolas" porque eles não entendem que aquilo são pérolas.  

Jesus nunca fez questão de ser conhecido "segundo a carne". Por isso ele anunciava primeiro o ARREPENDIMENTO. Se o sujeito não passasse primeiro pela porta do arrependimento, não chegaria a lugar algum do reino de Deus. É assim até hoje.  Mas isso não quer dizer que Deus esteja brincando de "esconde-esconde" com a humanidade. Quando  Jesus encontrava uma pessoa realmente interessada em conhecê-lo, alguém contrito, ele mesmo se revelava sem dificuldade alguma. Foi assim com a mulher samaritana.  Ela queria conhecer o Messias de Deus, então Jesus simplesmente falou: "sou eu, eu mesmo que falo contigo!" E ela creu.  
  • Como posso CONHECER as Escrituras?  Só através da revelação do Espírito. Devo ler e estudar, mas é Ele quem revela. Preciso pedir isso a Deus.
  • Como posso CONHECER o poder de Deus?  Deixando que Ele opere transformação na minha vida. Ninguém conhece o poder de Deus se esse poder não se revelar primeiramente à pessoa.
  • E como posso CONHECER as pessoas de outra forma que não seja mais segundo a carne?
1) Primeiramente preciso levar a sério o versículo que diz que "aquele que está em Cristo é nova criatura. As coisas antigas já passaram. Eis que tudo se fez novo."   Enquanto esse verso não for verdade na minha vida, nada mudará. Muitos se apossam dessas palavras como bênção para si mesmos mas esquecem de estender a "bênção do esquecimento" aos outros.

2)  Eu também deixo de conhecer as pessoas segundo a carne quando começo a levar a sério o que a Bíblia diz sobre servir:  devemos priorizar o servir, não o ser servido; e "cada um considere os outros superiores a si mesmo".  Segundo a carne as pessoas não  passam de "escadas" para promover o meu prazer, diversão, prestígio ou ascensão social mas quando olho para elas e me pergunto "como posso ser bênção na vida do Fulano? Como posso servi-lo para a glória de Deus?" aí meu olhar já mudou. 

3) É  na  prática da INTERCESSÃO  que Deus muda a nossa visão a respeito das pessoas. É o Espírito que nos revela profundamente e em amor que ninguém é o que é sem um motivo.  Obviamente todos "sabemos" disso mas precisamos sabê-lo "pelo Espírito" e isso só acontece quando intercedemos. Afinal por que Deus iria me contar coisas sobre a intimidade de pessoas que eu nem amo e com as quais não me importo? Só posso ser parceiro de Deus se o amor  for a motivação. 

Se você "se converteu" mas olha para a humanidade com o mesmo olhar de antigamente...  há algo errado com você.


Está lançado o desafio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário