Pesquisar neste blog

.

.

quarta-feira, 30 de março de 2016

Necessidade de aceitação

Todos nós, seres humanos, possuímos uma necessidade bem grande de sermos aceitos. Essa necessidade varia. Alguns não precisam tanto disso mas para outros é absolutamente necessário que sejam aceitos e que recebam provas diárias disso. Tudo depende da fragilidade ou não de cada um , do seu desenvolvimento emocional , das experiências antigas e amadurecimento .

Nós vemos no livro do profeta Jeremias, capítulo 29 - na verdade no livro todo - vemos profetas que insistiam em profetizar exatamente o que o povo queria ouvir.  Podemos nos perguntar por que esses profetas se davam ao trabalho de elaborar mensagens mentirosas. Por que não falavam apenas a verdade de Deus? A mentira nao poderia leva-los a cair mais tarde em descrédito?  Qual era a verdadeira face dessa tentação ? Essa era a tentação de serem aceitos pelo povo; de terem uma platéia cativa, de serem respeitados,  amados, aplaudidos. Ninguém pode ser mensageiro de Deus se não foi curado disso. 

Os profetas daquela epoca viram que o povo precisava de ânimo.  A situação política não ia bem. Havia problemas, havia pobreza. A nação havia sido atacada por outros reinos. Então o povo estava com a moral baixa.  Talvez muitas pessoas viessem e pedissem para os profetas "por favor , digam algo que levante a moral do povo ! Digam algo que nos anime que nos Una! "  Esse parece ser um pedido tão legítimo!  Por que não atende-lo?  Entao os profetas simplesmente davam aquilo que o povo achava precisava e que eles mesmos achavam que eles precisavam. Sendo assim, todos se esquivava do mover do Espírito.

Por mais que seja difícil de acreditar , tudo que nós precisamos é da verdade, ainda que a verdade pareça que vai nos destruir . A verdade é melhor do que a mentira e os profetas agiam assim porque eles queriam ser aceitos . Eles apenas estavam seguindo uma receita de sucesso:
diga o que o povo "precisa" e quer ouvir e eles serão seus para sempre. Sim, essa é a grande tentação de qualquer profeta. Essa é a grande tentação do mensageiro de Deus.

O mensageiro sempre será assediado por sugestoes de mensagens. "Fale sobre isso, fale sobre aquilo, nao toque nesse assunto , evite essa abordagem..." Ha grande tentacao em dizer coisas que facam as pessoas dormirem em paz quando , às vezes , tudo de que elas estao precisando mesmo é de ficar acordadas para refletirem bem. As vezes recisamos de inquietação sim, para podermos mudar nossos  caminhos.

As vezes Deus não nos manda fazer "cafuné" em ninguém, mas nos manda ao povo com uma palavra de inquietação para despertar  as pessoas de seu sono letárgico.

Você se dispõe a ser um mensageiro do Senhor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário