Pesquisar neste blog

.

.

terça-feira, 8 de maio de 2018

A tal "roda dos escarnecedores"


A Bíblia é um livro que exalta a alegria como sendo uma bênção. Ao mesmo tempo lemos passagens como essas:   "É melhor ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete , porque naquela está o fim de todos os homens, e os vivos refletem sobre isso" (Ec. 7:2)  e "O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos na casa da alegria" (Ec. 7:4).

A questão aqui não é que a alegria não seja boa. A advertência não é contra a alegria mas contra o perigo da A FALTA DE REFLEXÃO, o desapego a pensamentos mais relevantes e profundos, o pendor para o que é bobo, ralo, que não edifica.

Em qual ocasião refletimos sobre a transitoriedade da vida, sobre os  nossos valores e prioridades? É mais fácil isso acontecer em um funeral do que numa festinha. Em festas a gente não quer pensar em nada, só em curtir a vida. Só que precisamos de reflexão.

A Bíblia diz que não é bom aceitar conselho de impio, submeter-se à influencia dos pecadores (deter-se em seu habitat) e deixar-se seduzir pela diversão fácil da zombaria

Se a alegria em si pode se tornar anestésica, abobalhante, a zombaria muito mais!   Deter-se na "roda dos escarnecedores" é perder tempo divertindo-se com bobagens e aos poucos se desapegar da arte da reflexão.  

A zombaria é sedutora, divertida. Mas traz o risco de corroer aos poucos duas coisas que deveriam ser preservadas:  1) nossa reverência por assuntos e pessoas que merecem respeito; 2)  Nossa disposição para reflexões profundas. 

A zombaria traz preguiça mental, cria espíritos ralos.  E tanto a preguiça mental quanto a disposição para a futilidade, ambas as coisas são incompatíveis com os desafios do evangelho.  A Bíblia nos encoraja o tempo inteiro à reflexão e auto análise.  Abrir mão disso é abrir mão do crescimento espiritual, do entendimento da vida e do auto conhecimento.

"Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados."
2Coríntios 13:5





Nenhum comentário:

Postar um comentário