Pesquisar neste blog

.

.

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Fé × escuridão

"Depois dessas coisas o Senhor falou a Abrão numa visão: “Não tenha medo, Abrão! Eu sou o seu escudo; grande será a sua recompensa!”  Mas Abrão perguntou: “Ó Soberano Senhor, que me darás, se continuo sem filhos e o herdeiro do que possuo é Eliézer de Damasco?” E acrescentou: “Tu não me deste filho algum! Um servo da minha casa será o meu herdeiro!”      
Gênesis 15:1‭-‬3

Apesar de Gênesis 15:1-3 , Abraão foi chamado O Pai da Fé.
Abraão creu em Deus, largou tudo e viveu como nômade. Parece ser atitude de uma pessoa segura, inabalável, verdadeira muralha. Mas ele teve sim seus momentos de medo e angústia . Não costumamos considerar isto.  

Fé é CONTINUAR.   A princípio "continuar" tem mais a ver com persistência do que com fé, mas o que gera essa persistência inabalável é a fé e fé nesse nível é algo sobrenatural.  É a força necessária para não desistir mesmo quando não se está entendendo mais nada. 

Em momento algum Abraão duvidou da experiencia que teve com Deus. Isso é fundamental entender.  Em momento algum ele duvidou de que Deus lhe falara. Suas angústias não eram dessa natureza.  Ele apenas não estava entendendo aquele momento específico da sua vida. Ele não estava entendendo a demora. Não estava entendendo Deus. Ele estava triste,  com medo.  Isso acontece, mas não permanece.  A Palavra diz que todo aquele que nele crê não ficará confundido. 

Fé é  perseverar,  seguir em frente sabendo que a experiência inicial, que moveu minha vida e mudou meu rumo, era autêntica. Ter fé é ser alimentado por isso sempre, como um maná imperecível.    

Costumamos pensar que esses momentos de angústia são incompatíveis com a fé. Não são. Desistir é  que é  incompatível com a fé.  Somos humanos. A fé verdadeira vence apesar dos momentos pesados e assombrosos. Eu tenho fé. Você tem fé. Isso é  verdade apesar do nosso choro,  apesar das madrugadas cheias de indagações. Se "apesar da falta de fé " você continua obedecendo e seguindo a Cristo, você tem a fé-atitude que agrada a Deus. Você foi aprovado!

Mas... mais adiante...

"Abrão trouxe todos esses animais, cortou-os ao meio e colocou cada metade em frente à outra; as aves, porém, ele não cortou. Nisso, aves de rapina começaram a descer sobre os cadáveres, mas Abrão as enxotava.  Ao pôr do sol, Abrão foi tomado de sono profundo, 
e eis que vieram sobre ele trevas densas e apavorantes..."  
Gênesis 15:10‭-‬12

Abraão trouxe ofertas ao Senhor. Fez tudo conforme fora ordenado. Fez a sua parte.  As ofertas estavam corretas,  eram exatamente as requeridas por Deus. Mas por algum motivo nada aconteceu.  Deus não manifestou NADA que demonstrasse que havia recebido tais ofertas. O tempo foi passando, a noite ia caindo e as aves de rapina rondaram o altar, querendo devorar o que havia sido oferecido ao Senhor.  Isso me lembra da parábola do semeador, quando as aves quiseram devorar algumas sementes que caíram a beira do Caminho.

E Deus demorava a responder ou demonstrar qualquer gesto acalentador.  As ofertas estavam ali, ridiculamente expostas diante de um silêncio deprimente. Nada acontecia e se continuasse a demora todas aquelas carnes apodreceriam.  Como entender um Deus desse?   Abraão obedeceu. Ele não faria jus a um pouco mais de atenção da parte de Deus?  Mas o que se seguiu a essa obediência era estranho demais. Nada há mais estranho do que o silêncio. Ele não entendeu. Então lhe sobreveio medo, muito medo, e escuridão. Com certeza Abraão estava também cansado. Mesmo assim ele não permitia que as aves devorassem a sua oferta, então continuava enxotando as aves numa luta aparentemente inglória, inútil. Não havia sentido nenhum naquilo. Até para nós,  que já lemos tantas vezes essa passagem, ela pode parecer estranha. Certamente  Abraão  estava cansado e se sentia muito só é com medo. E triste, possivelmente.  Demorou bastante até que Deus se manifestasse.
Foi uma longa noite.  As coisas não foram nada fáceis para Abraão...

Quantas vezes acreditamos que fizemos a nossa parte, mas Deus não fez a dele! Quantas vezes nos encontramos diante do altar, olhando para tudo aquilo que dedicamos ao Senhor e perguntando "e agora? Fiz minha parte. Por que Deus não faz a dele?"    Alguns momentos da nossa vida parecem se resumir a enxotarmos as aves de rapina para que nossas ofertas, tão caras, não sejam profanadas.

O diabo quer profanar e ridicularizar tudo o que oferecemos ao Senhor. Ele quer roubar as sementes. Ele quer devorar a oferta. Algumas pessoas deixam que as aves levem tudo. "Fiz minha parte, desisto."   Mas não é assim.  Conservemos no altar tudo aquilo que dedicamos ao Senhor e se for necessário passar uma noite de vigília expulsando as aves de rapina, façamos isso! Não vamos aceitar pensamentos de derrota, pensamentos pessimistas. Eles vem, mas podemos afugentá-los até o momento que o Senhor mesmo virá e consumirá todo o holocausto.

Já me vi assim, como se todo o meu trabalho não passasse de espantar aves devoradoras. Que noite cansativa passamos às vezes! Mas o Senhor virá. Não tardará. O choro pode durar uma noite, mas a alegria virá pela manhã.

O Senhor veio e consumiu o holocausto. O medo passou, a tristeza passou, o dia raiou. De todas as ofertas depositadas ali por Abraão, faltava uma: a oferta da PERSISTÊNCIA.  O holocausto não estaria completo sem ela. Depois que a PERSISTÊNCIA foi colocada sobre o altar o Senhor aceitou tudo o mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário