"E Deus os abençoou e lhes disse: — Sejam fecundos, multipliquem-se, encham a terra e sujeitem-na. Tenham domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. E Deus disse ainda: — Eis que lhes tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso servirá de alimento para vocês. E para todos os animais da terra, todas as aves dos céus e todos os animais que rastejam sobre a terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes servirá de alimento. E assim aconteceu." Gênesis 1:28-30
."Tu o fizeste dominar as obras das tuas mãos; sob os seus pés tudo puseste: todos os rebanhos e manadas, e até os animais selvagens, as aves do céu, os peixes do mar e tudo o que percorre as veredas dos mares".
Salmos 8:6-8
Deus nos chamou para sermos bons mordomos da sua criação. Ou "bons despenseiros da multiforme graça de Deus" (I Pedro 4:10). Tambem é bom lembrar que "Deus deu a terra aos seres humanos" (Salmo 115:16).
Esse conceito bíblico tem sido duramente atacado atualmente. A ideia que predomina hoje é a de que o homem está no mesmo nível das minhocas, cachorros e cobras e que seria errado imaginar que somos especiais em relação a eles. A sociedade moderna prega que a crença de que somos iguais a qualquer irracional tira de nós o sentimento de termos direito de depredar o mundo. É que acreditar que somos seres superiores a eles nos daria o direito de fazermos o que quisermos. Nao é verdade. Muito pelo contrário! Qual a responsabilidade de um elefante ou um peixe na preservação do planeta? Nenhuma. Eles têm participação mas não tem responsabilidade. Se sou como eles também não tenho responsabilidade nenhuma.
O que destroi a nagureza é o coracao humano afastado do seu criador.
Entendo que existe uma espécie de "hierarquia" no mundo e que isso foi idealizado por Deus. Mas por que esse conceito de "hierarquia" tem sido tão atacado?
Primeiro porque esse conceito deriva da ideia de que Deus criou o homem e o fez a sua imagem e semelhança. Segundo: porque o homem moderno é essencialmente rebelde e se posiciona contra toda e qualquer ideia de hierarquia ou autoridade.
O problema real é que o homem se distanciou do seu criador e por conseguinte se desafeiçoou da natureza também. Isso nos levou a uma deturpação: ao invés de cuidar do planeta nós o exploramos. Ao invés de usar com sabedoria, depredamos.
Igualarmos os humanos aos irracionais não aumenta em nada a nossa responsabilidade e consciência pela preservação do planeta. Pelo contrário. Qual a responsabilidade de um urso ou de um peixe na preservação do planeta? Nenhuma. Ele podem cooperar de forma inconscientemente e até acidental mas não tem RESPONSABILIDADE.
Rebaixar o ser humano não o responsabiliza, pelo contrário: isenta-o.
Jesus disse "errais não conhecendo as escrituras nem o poder de Deus." Em primeiro lugar Deus não nos deu o mundo como quem dá um brinquedo a uma criança. Não nos deu para usarmos como quiséssemos. Ele nos entregou o mundo no sentido de nos RESPONSABILIZAR pela sua preservação e uso consciente.
O diabo sempre quer culpar a Bíblia e inocentar os pecadores. Precisamos entender que o mal está no homem, não nos conceitos bíblicos. Os seres humanos é que se deixaram seduzir pela ambição e egoísmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário