Pesquisar neste blog

.

.

sexta-feira, 4 de maio de 2018

CUIDADORES DA NATUREZA

"E Deus os abençoou e lhes disse: — Sejam fecundos, multipliquem-se, encham a terra e sujeitem-na. Tenham domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. E Deus disse ainda: — Eis que lhes tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso servirá de alimento para vocês. E para todos os animais da terra, todas as aves dos céus e todos os animais que rastejam sobre a terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes servirá de alimento. E assim aconteceu." Gênesis 1:28‭-‬30

."Tu o fizeste dominar as obras das tuas mãos; sob os seus pés tudo puseste:  todos os rebanhos e manadas, e até os animais selvagens,  as aves do céu, os peixes do mar e tudo o que percorre as veredas dos mares".
Salmos 8:6‭-‬8 

Deus nos chamou para sermos bons mordomos da sua criação. Ou "bons despenseiros da multiforme graça de Deus" (I Pedro 4:10). Tambem é  bom lembrar que "Deus deu a terra aos seres humanos"  (Salmo 115:16).

Esse conceito bíblico tem sido duramente atacado atualmente. A ideia que predomina hoje é  a de que o homem está no mesmo nível das minhocas, cachorros e cobras e que  seria  errado imaginar que somos especiais em relação a eles.   A sociedade moderna prega que a crença de que somos iguais a qualquer irracional tira de nós o sentimento de termos direito de depredar o mundo. É que acreditar que somos seres superiores a eles nos daria o direito de fazermos o que quisermos.  Nao é  verdade. Muito pelo contrário!  Qual a responsabilidade de um elefante ou um peixe na preservação do planeta? Nenhuma.  Eles têm participação mas não tem responsabilidade. Se sou como eles também não tenho responsabilidade nenhuma.

O que destroi a nagureza é  o coracao humano afastado do seu criador.

Entendo que existe uma espécie de "hierarquia" no mundo e que  isso foi idealizado por Deus. Mas por que esse conceito de "hierarquia" tem sido tão atacado?

Primeiro porque esse conceito deriva da ideia de que Deus criou o homem e o fez a sua imagem e semelhança.  Segundo: porque o homem moderno é  essencialmente rebelde e  se posiciona  contra  toda e qualquer ideia de hierarquia ou autoridade. 

O problema real é que o homem se distanciou do seu criador e por conseguinte se desafeiçoou da natureza também. Isso nos  levou a uma deturpação: ao invés de cuidar do planeta nós o exploramos. Ao invés de usar com sabedoria, depredamos.  

Igualarmos os humanos aos irracionais não aumenta em nada a nossa responsabilidade e consciência  pela preservação do planeta. Pelo contrário. Qual a responsabilidade de um urso ou de um peixe na preservação do planeta? Nenhuma.   Ele podem cooperar de forma inconscientemente e até acidental mas não tem RESPONSABILIDADE. 

Rebaixar o ser humano não o responsabiliza, pelo contrário: isenta-o. 

Jesus disse "errais não conhecendo as escrituras nem o poder de Deus."  Em primeiro lugar Deus não nos deu o mundo como quem dá um brinquedo a uma criança. Não nos deu  para usarmos como quiséssemos. Ele nos entregou o mundo no sentido de nos RESPONSABILIZAR pela sua preservação e uso consciente.

O diabo sempre quer culpar a Bíblia e inocentar os pecadores. Precisamos entender que o mal está no homem, não nos conceitos bíblicos. Os seres humanos é  que se deixaram seduzir pela ambição e egoísmo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário