Pesquisar neste blog

.

.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Atitude

  • "Porque eu já disse a ele que julgarei a sua casa para sempre, pela iniquidade que ele bem conhecia, porque os seus filhos trouxeram maldição sobre si, e ele não os repreendeu."
1Samuel 3:13

Aqui Deus se mostra indignado porque os filhos do sacerdote Eli estavam agindo mal, aprontando todas, e Eli  não os repreendeu. 

Mas...  como assim? Em outro trecho vemos Eli chamando a atenção de seus filhos!    Veja   I Samuel 2:22-25.  Então como Deus diz que ele não os repreendeu?  Estaria Deus sendo  injusto com Eli?   

Deus não se contenta com meras  palavras, mas com atitudes.   Eli se limitava a dizer "não façam isso, meus filhos! É  feio!"   Mas para Deus isso é pouco, nem pode ser considerado como repreensão. 

Se das más atitudes nenhum fruto amargo é  colhido,  a pessoa não muda.  Os rapazes deveriam ser castigados, perder privilégios,  ser afastados dos trabalhos ou sofrer alguma outra reprimenda  dura. Não só por eles, mas porque as ações de quem está no poder acabam sendo imitadas. Geram "filhotes".   Faltou ATITUDE da parte de Eli. Eli ficava só no "não façam isso, meus filhos". Sendo assim os rapazes  o ignoravam e continuavam a agir mal.  Faltou severidade. 

Além do mais havia platéia. O povo estava vendo toda aquela avacalhação e a falta de correção iria contaminar a visão de todos. As outras gerações entenderiam que regras não precisam ser respeitadas  e as coisas sagradas não são realmente  sagradas.   Os filhos de Eli não estavam comprometendo só o presente mas também o futuro da nação e toda a forma como as autoridades espirituais seriam vistas.

Erramos muito ao acreditar que meras palavras resolvem problemas ou que basta dizer "eu te amo, Senhor" que já teremos cumprido sua vontade. O Senhor não se deixa enganar por palavras. Ele quer ATITUDES. Isso fica claro quando Jesus disse que queria "frutos dignos de arrependimento". Ou a pessoa demonstra sua fé com atitudes ou ela simplesmente não tem uma fé real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário