Pesquisar neste blog

.

.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Cálice



A Bíblia nos mostra vários motivos pelos quais Deus não nos dá aquilo que pedimos. Pois esse texto de Marcos nos aponta mais um motivo pelo qual o Senhor às vezes não nos atende: ele SABE que não temos em mente o "preço"  que acompanha aquele pedido. 

 Vocês querem assentar à minha direita e à minha esquerda? Sério? Sabem o que isso significa? Sabem qual o cálice que teriam que beber para  chegar a tal honraria?

A questão é que queremos o poder e unção do apóstolo Paulo mas não queremos beber nem uma gota do cálice que ele bebeu. Queremos suas viagens sem os seus sobressaltos e naufrágios, queremos  as pregações sem as  prisões e a  perseguição.  Queremos todos aqueles amigos e irmãos que o cercavam mas não suportaríamos a traições e abandonos que se seguiram. Entraríamos em crise.  

Queremos uma  linda família dentro de um casamento estável mas não admitimos nem por um momento  beber o cálice do perdão, das  renúncias, da doação, da partilha.  Não admitimos perdoar uma afronta nem gastar 100% do que ganhamos no mês para manter aquela família dos sonhos. Queremos somente as facilidades. 

E por aí vai: queremos sucesso financeiro mas não admitimos trabalhar nem dez minutos além do que planejamos. Queremos passar em um concurso mas não queremos beber o cálice de renunciar amigos, diversão, viagens e namoro por meses e meses, às vezes anos, para conseguir aprovação. Queremos a fama mas não admitimos ser incomodados em nossas horas de descanso.

Mas nem sempre a questão é consciente. Nem sempre pensamos "ah, não quero passar por isso!" Frequentemente PENSAMOS QUE PODEMOS beber do cálice. Como Pedro antes de negar a Cristo, juramos que podemos aguentar a barra.   Pensamos que estamos prontos, que conseguimos. Mas Deus sabe mais do que nós. Não nos conhecemos tão bem assim.  Ele sabe que algumas orações, se atendidas, rapidamente se transformariam em um pesadelo. Por misericórdia ele  nos diz que "não".

Você conhece alguém que tem a vida que você pediu a Deus? Ou o ministério que você pediu a Deus? Será que você beberia o cálice que essa pessoa bebeu?  

Talvez você responda apressadamente que  SIM , como Pedro. Mas vou te lançar mais uma pergunta:  esse cálice que você pensa que encara, você sabe mesmo qual é? Sabe exatamente do que se trata? 





















Nenhum comentário:

Postar um comentário