Pesquisar neste blog

.

.

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Os leões do caminho

  • "E foi após o homem de Deus, e achou-o assentado debaixo de um carvalho, e disse-lhe: És tu o homem de Deus que vieste de Judá? E ele disse: Sou. Então lhe disse: Vem comigo à casa, e come pão. Porém ele disse: Não posso voltar contigo, nem entrarei contigo; nem tampouco comerei pão, nem beberei contigo água neste lugar. Porque me foi mandado pela palavra do Senhor: Ali não comerás pão, nem beberás água; nem voltarás pelo caminho por onde vieste. E ele lhe disse: Também eu sou profeta como tu, e um anjo me falou por ordem do Senhor, dizendo: Faze-o voltar contigo à tua casa, para que coma pão e beba água (porém mentiu-lhe). Assim voltou com ele, e comeu pão em sua casa e bebeu água. E sucedeu que, estando eles à mesa, a palavra do Senhor veio ao profeta que o tinha feito voltar. E clamou ao homem de Deus, que viera de Judá, dizendo: Assim diz o Senhor: Porquanto foste rebelde à ordem do Senhor, e não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te mandara, Antes voltaste, e comeste pão e bebeste água no lugar de que o Senhor te dissera: Não comerás pão nem beberás água; o teu cadáver não entrará no sepulcro de teus pais. E sucedeu que, depois que comeu pão, e depois que bebeu, albardou ele o jumento para o profeta que fizera voltar.Este, pois, se foi, e um leão o encontrou no caminho, e o matou; e o seu cadáver ficou estendido no caminho, e o jumento estava parado junto a ele, e também o leão estava junto ao cadáver."  1 Reis 13:14-24

Deus falou para aquele homem  cumprir sua missão mas não retornar para casa pelo mesmo caminho. Ponto.  

Isso não faz muito sentido. Parece mais uma daquelas ordens  aleatórias que existem só mesmo pra testar nossa obediência.   

Quem conhece a Palavra sabe que não existem "ordens aleatórias", caprichosas,  proferidas  só mesmo para Deus "se sentir Senhor."  Ora, uma ordem sem um bom motivo pode ser descumprida sem consequências, não é?  É esse o raciocínio do carnal.

Hoje, lendo a história,  sabemos que naquele caminho proibido  apareceria um leão.   A ordem de Deus tinha como finalidade poupar a vida do profeta, fazer-lhe o bem. Só que ele não sabia disso. Como muitos de nós, ele achou  que as proibições de Deus eram para ser obedecidas mas não tinham propósito em si mesmas. Ele achava que eram "caprichos divinos" decretados  só mesmo  porque ele podia decretar. Como nós, ele acreditava muito na autoridade de Deus mas não acreditava que existissem os tais "motivos de Deus".  

Algum tolo ainda pode perguntar: poxa, por que Deus não removeu o leão do caminho?  Mas por quê ele deveria fazer isso?   A floresta era o habitat do leão. O leão, se pudesse, também poderia perguntar: por que o Senhor não manda o profeta passar por outro caminho? esse aqui é o meu ambiente e caça! 

Deus  não removeu o leão porque não havia necessidade de fazê-lo.  O leão não ofereceria perigo algum se o homem tão somente obedecesse a ordem dada por Deus. Era só voltar por outro caminho. Por que Deus teria  que alterar todo o cenário da natureza só para brindar um desobediente?  

Alguns lugares são habitar de predadores. Deus não vai te dar muita explicação, vai apenas dizer  "não passe por lá.Eu te deixei passar por  lá na ida mas na volta não". Ponto. Podia ser que o leão estivesse satisfeito antes, mas na volta já estaria com fome de novo  e era seu direito caçar. 

O Senhor não nos livra dos  problemas que nós mesmos buscamos quando ignoramos sua orientação.  

"O avisado vê o mal e esconde-se; mas os tolos passam e sofrem a pena".  Provérbios 27:12 

Nenhum comentário:

Postar um comentário