Assim Gideão levou os homens à beira d'água, e o Senhor lhe disse: "Separe os que beberem a água lambendo-a como faz o cachorro, daqueles que se ajoelharem para beber".
O número dos que lamberam a água levando-a com as mãos à boca foi de trezentos homens. Todos os demais se ajoelharam para beber.
O Senhor disse a Gideão: "Com os trezentos homens que lamberam a água livrarei vocês e entregarei os midianitas nas suas mãos. Mande para casa todos os outros homens". Juízes 7:7-8
"Aiiinnn exterioridades não querem dizer nada!" Querem sim. A gente é que nem sempre percebe. Atitudes exteriores , escolhas, gestos, estilo, tudo sempre quer dizer alguma coisa. TUDO tem um significado e mostram o que temos por dentro. Se você usa uma camisa com a suástica estampada, será que essa exterioridade não significa nada?
"Ah, mas as aparências enganam!" Sim, mas só enganam que não estuda nem conhece LINGUAGEM CORPORAL. Linguagem corporal é uma ciência, não um "julgamento" . Existem PADRÕES DE COMPORTAMENTO que mostram realmente o que somos.
A questão é que nós, às vezes, não sabemos interpretar esses sinais. Eu até diria que muitas vezes sabemos sim, mas não queremos admitir. Temos nos deixado levar pelo "politicamente correto" renegado o discernimento adquirido pela experiência de vida nossa ou de outros.
Alguns pregadores já tentaram explicar a diferença entre essas duas linguagens corporais dos soldados de Gideão. Podemos tentar entende-las mas não vou me arriscar nessas imaginações agora. O que vejo é que até a maneira como tomamos água pode demonstrar um traço de caráter relevante e muitas vezes o Espírito nos mostra, nos adverte.
Deus não explicou seus motivos a Gideão. Gideão apenas obedeceu e foi vitorioso. Se ele teimasse com a tese de que "exterioridades não significam nada", aquela guerra estaria perdida.
Deus não explicou seus motivos a Gideão. Gideão apenas obedeceu e foi vitorioso. Se ele teimasse com a tese de que "exterioridades não significam nada", aquela guerra estaria perdida.
Às vezes recebemos pistas para nos livrarmos de certos problemas com pessoas complicadas. Não despreze o que padrões de comportamento possam te mostrar. Também não se precipite. Observe e peça a sabedoria de Deus.